Hoje faz 10 anos desde a última atividade pública de Satoshi Nakamoto

Hoje é um dia especial porque marca exatamente dez anos desde a última atividade pública de Satoshi Nakamoto.

O ano é 2020, e a criptomoeda líder mundial, Bitcoin, está sendo negociada acima de US $ 19.000 – um aumento inimaginável em seu valor em dólares desde seu início.

O Bitcoin Profit foi considerado o ativo de melhor desempenho da década e não mostra sinais de desaceleração, especialmente no ambiente atual de uma pandemia global e no potencial de uma grave crise financeira.

Curiosamente, há exatamente 10 anos neste dia, Satoshi Nakamoto, a pessoa (ou grupo de pessoas) que começou tudo, deixou cair a última mensagem pública antes de desaparecer, para nunca mais ser visto.

10 anos atrás, Satoshi fez sua última declaração

Satoshi Nakamoto é o pseudônimo criador da rede Bitcoin. Muitas pessoas gostariam de saber quem pode ser essa pessoa (ou grupo de pessoas), mas até hoje isso permanece praticamente desconhecido.

O que sabemos é que nesta data, em 2010, Satoshi foi visto pela última vez ativo no popular fórum Bitcointalk em uma discussão sobre a resistência da rede a ataques DoS.

Em todo caso, desde então, o misterioso criador da criptomoeda mais popular nunca mais foi visto. Até o momento, não há informações publicamente disponíveis e verificáveis que estabeleçam conclusivamente a identidade de Satoshi Nakamoto.

No entanto, alguns tentaram convencer o público de que eles, de fato, são os responsáveis pela criação do Bitcoin. O caso mais infame é o de Craig Wright. Até esta data, no entanto, ele não conseguiu produzir provas legítimas que confirmassem suas alegações. Toda a comunidade não acredita quando se trata de suas declarações de que ele é Satoshi Nakamoto, e Wright chegou a processar todos que afirmam o contrário. Até agora, isso não está indo a seu favor .

O que sabemos sobre Satoshi?

Existem alguns fatos interessantes que podem não ser tão populares sobre Satoshi, embora algumas das coisas mais interessantes sejam amplamente públicas e disponíveis para qualquer pessoa pesquisar.

Sabemos com certeza que era seu pseudônimo usado como autor do whitepaper do Bitcoin – um documento que abre caminho para uma rede imutável e resistente à censura que mais tarde se tornaria um ativo de bilhões de dólares que muitos dos investidores mais respeitados no mundo chamaria uma alternativa ao ouro.

No entanto, além de alguns aspectos técnicos em torno do envolvimento de Bitcoin e Satoshi, não há muito o que fazer. Pelo menos não até recentemente.

Como o CryptoPotato relatou no final de novembro, a pesquisa sugeriu que as atividades de Satoshi Nakamoto realizadas de 2008 a 2010 aconteceram enquanto ele estava em Londres na época em que o BTC foi ao ar. Apesar da “razoável confiança” que o relatório afirma ter, ainda não há uma pista sobre sua verdadeira identidade.

Em todo caso, o certo é que ele nos deixou um protocolo que já deixou sua marca no mundo das fintech e liderou uma indústria, hoje habitada por centenas de milhares de especialistas, trabalhando incansavelmente para oferecer às pessoas uma alternativa ao centralizado sistemas.